Concurso Polícia Civil PC AC 2017: Edital é confirmado

Muito em breve será divulgado o concurso da Polícia Civil do Acre (Concurso PC AC 2017). Durante a solenidade de promoção de militares em frente ao Comando da PM, o Governador do Estado, Tião Viana, informou que em breve será divulgado o edital da corporação. A expectativa é que o concurso ofereça 500 vagas em diversas funções de nível superior ainda este ano.

Os cargos do Concurso PC/AC 2017 ainda não foram confirmados, mas já se sabe que todos terão requisito de ensino superior, conforme prevê a Lei Orgânica da Polícia Civil do Acre. Além do nível de escolaridade, ter idade entre 18 e 40 anos, não registrar antecedentes criminais, se servidor público, civil ou militar, não registrar punição administrativa nos últimos dois anos, estar em gozo dos direitos políticos e ter Carteira Nacional de Habilitação categoria mínima AB serão requisitos para concorrer a uma das vagas no concurso.

O edital de concurso da Polícia Civil do Acre 2017, a inscrição, vagas, cargos, provas, matérias, salários e cidades de vagas serão divulgados em breve.

Sobre os cargos do Concurso Polícia Civil PC AC 2017

Se divulgado, o concurso da Polícia Civil do Acre 2017 poderá contemplar oportunidades para Escrivão e Agente de Polícia. O agente terá missão de proceder, mediante determinação da autoridade policial civil, as diligências investigatórias e do serviço policial civil, para o fim precípuo de instruir os procedimentos atinentes à polícia judiciária e de prevenção especializada, entre outras atribuições. Já o Escrivão deverá formalizar os atos e determinações do Delegado de Polícia atinentes a inquéritos policiais e a outros procedimentos pertinentes; fiscalizar os trabalhos cartorários da Corregedoria, Delegacias Especializadas, Delegacias Municipais e Distritos Policiais, entre outras tarefas.

Lembrando que em todos os casos os candidatos serão contratados sob regime estatutário, o que prevê a estabilidade empregatícia. A jornada de trabalho poderá ser de até 44 horas semanais.

Provas Concurso

A tendência é que o concurso da Polícia Civil/AC tenha as seguintes etapas de avaliações:

a) Provas Objetivas e Subjetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IPAD;

c) Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;

d) Entrevista Pessoal, de caráter eliminatório, constituindo o resultado do Exame Psicotécnico em elemento informativo da Entrevista Pessoal;

e) Exame Médico, de caráter eliminatório;

f) Prova de Digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Civil, de caráter eliminatório; e

g) Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Polícia Civil do Acre.

Se apto em todas as etapas, os candidatos ainda passarão por curso de formação, a ser realizado em Rio Branco (AC), no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça Francisco Mangabeira (CIEPS) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).

Conteúdo das Provas Polícia Civil PC AC

As provas objetivas, conforme o último concurso, teve valor de 80 pontos. Os inscritos tiveram que realizar 30 questões de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. A prova subjetiva teve pontuação de 20 pontos, com no máximo, 30 linhas. A prova de conhecimentos Básicos contou com questões de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e História e Geografia do Acre. Já o conteúdo específico de Escrivão e Agente contou com Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo e Legislação Específica.

Foi reprovado nas provas objetivas, o candidato que apresentou:

a) nota inferior a 15,00 pontos na Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos; ou

b) nota inferior a 25,00 pontos na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos.

Último Concurso PC/AC

O último concurso da Polícia Civil do Acre aconteceu em 2012, quando ofereceu 250 vagas, sendo 220 oportunidades para Agente de Polícia Civil e 30 para Escrivão. O Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) terá a responsabilidade do certame.

Fonte: noticiasconcursos

Deixe seu Comentário.

Comentários