Muitas pessoas buscam uma estabilidade na sua vida profissional através de concursos, porém existe uma diferença entre processo seletivo e concurso público.

Um fator muito importante para os candidatos e ficar atento as descrições do edital de um determinado concurso para diferencia processo seletivo e concurso público.

Processo seletivo:

Processo seletivo simplificado é destinado à contratação de candidatos para preencher um determinado cargo em caráter temporário. Sendo semelhante ao concurso publico através de provas, nesses casos processo seletivo é feito em situações de urgência, enquanto o concurso público é preferido em casos onde há o objetivo de se criar uma estabilidade de funcionários. Um bom exemplo para entender é o vestibular, pois é feito um processo seletivo para o cidadão ingressar na faculdade. O próprio nome já diz, pode ser mais simples, rápida e objetiva.

Concurso público:

O concurso público é constituído de prova escrita e didática, ambas com caráter obrigatório e eliminatório, podendo ainda conter prova prática, exames, entrevista e prova de títulos quais seriam classificatórias, sendo aprovado assumira seu cargo efetivo por tempo indeterminado. Geralmente esses processos  é preparado por empresas especializadas, onde a responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas.

O advogado Bruno Stigert afirma que até pouco tempo havia mais processos seletivos simplificados do que concursos, já que a demanda por servidores públicos era grande e não atendida. Entretanto, segundo ele, depois do governo Lula, aumentou-se o número de concursos públicos. Ainda que o governo tenha, no ano passado, cortado gastos no setor, Bruno acredita que a tendência é que haja mais concursos do que processos seletivos. “A postura do governo foi de planejamento diante da crise mundial. O que houve foi uma organização mais pontual, um estabelecimento de prioridades.”

o que é processo seletivo

Deixe seu Comentário.

Comentários